O Parashá Chayê Sarah B"H
Comentário - Ronaldo Elie Yallouz
Chayê Sara começa com a morte de Sara na idade de 127, e
a busca de Avraham (Abraão) por um local apropriado que fosse digno
de sua grandeza. Avraham recusa-se a aceitar a generosa oferta de Efron
(um membro da nação chitita que vivia na terra de Israel)
de dar-lhe Mearat Hamachpela na cidade de Hebron sem custo algum, e Avraham
termina por pagar uma enorme soma de dinheiro pelo lote, onde finalmente
sepulta sua amada esposa.
Avraham envia seu fiel servo, Eliezer, de volta a seu país de origem
e à sua família, a fim de encontrar uma esposa conveniente
para Yitschac. Chegando à cidade de Aram Naharaim, Eliezer alinhava
um plano pelo qual conseguirá selecionar uma moça recatada
e generosa, apropriada para o filho de seu amo.
Eliezer reza a D'us para que Ele lhe conceda sucesso nesta missão,
fazendo o plano funcionar. Decide ficar à beira do poço
da cidade, esperando que uma moça lhe ofereça e a seus camelos,
água para beber. Esta pessoa, que dar-se-ia ao trabalho de puxar
água para um estranho e seus dez camelos, indo além do cumprimento
do dever, certamente possuiria um grande caráter.
Rivka passa pelo teste, e após receber presentes enviados por Avraham,
ela leva Eliezer à casa de seu pai. Eliezer conta os eventos do
dia à família da moça e pede a Rivca que volte com
ele para desposar Yitschac. Ela aceita, e eles se casam.
Com o papel de Avraham como pai do povo judeu completado, e o manto da
liderança passado à próxima geração,
a porção se encerra com uma breve genealogia dos outros
filhos de Avraham com sua esposa Keturá (que muitos comentaristas
afirmam ser na verdade Hagar) e sua morte com a idade de 175.
Sara, 127 e Avraham, 175. A Torá considera a idade avançada
uma virtude e uma bênção. Em toda a Torá, "velho"
(zaken) é sinônimo de "sábio"; a Torá
nos ordena respeitar todos os idosos, independentemente de sua erudição
ou religiosidade, porque as muitas provações e experiências
que cada ano adicional de vida traz proporciona uma sabedoria que o mais
fenomenal jovem prodígio não consegue igualar. Descreve
Avraham como alguém que "era velho, e entrado em dias"
" VeAvraham zaken bá baiamim..." (Bereshit 24:1) - seus
dias acumulados, cada qual repleto de aprendizado e realizações,
significando que a cada dia que passava seu valor aumentava. Assim, uma
idade avançada é considerada como uma das maiores bênçãos
que podem ser concedidas ao ser humano.
Na vida, as pessoas freqüentemente pensam que os fatos acontecem
por pura coincidência. Não percebemos que na verdade é
a mão de D'us que faz com que as coisas aconteçam em momentos
aparentemente não auspiciosos.
Na porção da Torá desta semana, temos um excelente
exemplo deste fenômeno. Eliezer, após ser instruído
por Avraham para encontrar uma esposa apropriada para Yitschac, reza a
D'us para que guie os acontecimentos para que seja encontrado o par perfeito.
Nem bem tinha ele formulado esta súplica quando Rivka apareceu,
agindo de uma forma que demonstrou bondade, no beneficente tratamento
ministrado a Eliezer e seus camelos.
A Torá relata: "E foi quando ele não tinha ainda terminado
de falar que Rivka saiu de repente
"
(Bereshit 24:15). Rabeinu Bachya enfatiza que a palavra hebraica para
"ele" usada no versículo parece supérflua, e que
ao invés de referir-se a Eliezer, "ele" refere-se a D'us.
Desta maneira, este versículo conta como D'us intercedeu para assegurar-se
de que Eliezer "encontraria" Rivka no momento oportuno. Além
disso, os comentários explicam que devido ao recato de Rivka, ela
raramente aventurava-se até o poço, mas D'us fez com que
ela fosse, naquele dia específico.
Se uma cena similar tivesse lugar nos dias de hoje, a pessoa poderia
não perceber como este evento foi providencialmente dirigido. Os
observadores poderiam ver um encontro entre duas pessoas como algo fortuito
- um incidente casual de "rapaz encontra garota". Entretanto,
é importante perceber que no esquema mais amplo das coisas, tal
incidente não pode ser visto como sendo algo simples; A parceria
(shiduch) de Yitschac e Rivka é um excelente exemplo de D'us trabalhando
nos bastidores e direcionando os acontecimentos do mundo.
Talvez esta narrativa da Torá represente mais efetivamente
o termo judaico "basheirt", geralmente usado em referência
ao futuro cônjuge de alguém, que será encontrado na
hora "apropriadamente estabelecida", e de forma mais geral referindo-se
ao conceito de que tudo flui da vontade de D'us.
Desta maneira, a descrição do impressionante encontro
entre dois dos mais importantes progenitores do povo judeu deveria nos
sensibilizar, a fim de que percebamos que a cada fato da vida, a cada
encruzilhada de incertezas, e a cada momento de interação,
existem eventos que não são meramente acidentais, mas sim
exemplos da ativa participação de D'us em nossas vidas do
dia-a-dia. As coisas acontecem por uma razão; porém contando
apenas com nossa limitada sensibilidade espiritual, nem sempre reconhecemos
seu propósito.
SHABAT SHALOM!
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