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Parashá DEVARIM |
Nesta semana começamos o quinto e último livro da Torá, Devarim (Deuteronômio), conhecido na literatura rabínica como Mishnê Torá, a revisão da Torá. Seu conteúdo foi falado por Moshê ao povo judeu durante as cinco semanas finais de sua vida, enquanto o povo se preparava para entrar na Terra de Israel. Nele, Moshê explica e comenta muitas das mitsvot outorgadas previamente e outras que aqui aparecem pela primeira vez. Ele também os adverte continuamente a permanecer diligentes e fiéis às leis e ensinamentos de D'us. A Parashat Devarim (Devarim 1:1-3:22) começa com a velada censura de Moshê, na qual faz referência aos numerosos pecados e rebeliões dos quarenta anos anteriores. Prossegue então relatando vários dos incidentes mais significativos que ocorreram com o povo judeu no deserto, lançando uma luz sobre as narrativas prévias da Torá. Moshê fala da malograda missão dos espiões: dez dos doze homens enviados para vigiar a terra tinham voltado com um relatório negativo, e devido à falta de fé do povo, D'us condenou toda a nação a vagar por quarenta anos no deserto, tempo durante o qual a geração do êxodo morreu. Moshê então avança para discutir a conquista dos Filhos de Israel da margem leste do Rio Jordão. A Porção da Torá conclui com palavras de encorajamento para o sucessor de Moshê, Yehoshua. O Livro de Devarim representa a conquista final de Moshê como líder dos filhos de Israel. Ele guiou os judeus através do deserto por quarenta anos, agindo às vezes como pai e, em outras, como mediador e negociador. Cuidou de tudo. Agora chegou a hora de Moshê pronunciar suas palavras finais de admoestação e encorajamento. É agora ou nunca; se os judeus não entenderem a mensagem desta vez, jamais o farão. O Rabino Leibel Eger explicou que, uma vez que Moshe estava repreendendo
o Povo Judeu por seus erros, ele quis se assegurar de que não ficassem
deprimidos ou desencorajados com sua crítica. Para isso ele se
expressou dizendo que não os considerava pessoas ruins, mas sim
que deveria haver aos milhares como eles! Os sábios chamam a geração de Moshê "dor de'a", uma geração sábia. Ficaram envergonhados por suas falhas, quando foram enumerados em voz alta. Perceberam que Moshê apontava seus erros e pecados somente porque os amava profundamente e se preocupava com eles.
SHABAT SHALOM! |