Parashá VA YERA- Prédica de José London



Shabat Shalom

Estamos fazendo leitura de Parashat Vayera
4ª parasha do Sefer Bereshit - Livro de Genesis - 1º livro da Torah

Essa Parasha, cheia de momentos impactantes, aliás como a maioria das Parashiot de
Sefer Bereshit, é sempre lembrada pelo episodio de akeidat Itzhak,
ou o sacrifício de Isaac.
Mas como esse é um tema sempre muito comentado, vou deixá-lo apenas para o final.
Preferi então falar sobre a destruição de Sodoma: (Gomorra , Admá, Tsevoyim e Tsoar)
Ao contrario do que muitos pensam, Sodoma não era uma terra sem lei, não imperava ali a desordem, muito menos a miséria.
Era na verdade uma terra próspera.
Mas foi justamente essa prosperidade desmedida que causou sua destruição.
Não havia desobediência também, pelo contrario, as leis eram cumpridas à risca,
mas... "ouçam" algumas dessas leias:

o É proibido alimentar um pobre.

o Ninguém pode convidar um desconhecido para sua casa.

o Qualquer desconhecido que passe por Sodoma poderá ser maltratado e roubado.

Dessa forma só interessava aquela gente, posse e desejos e a lei lhes garantia esses interesses.
Muitos alegam que essas leis eram pertinentes ao contexto da época.
Mas quem cria o contexto... senão nós mesmos ?
O contexto é um cenário, é um pano de fundo, no qual nós atuamos todos os dias.
E assim mais uma vez alegando razões contextuais, a humanidade vem repetindo
os mesmos erros:
- expulsando imigrantes, provocando holocuastos, queimando índios, repugnando a pobreza, estimulando racismos e a xenofobia e incentivando ódio às minorias.
E o pior, novamente cria-se leis que garantem esses neo sodomismos.
Existe um antídoto para tudo isso?
Sim...existe...e a resposta esta na própria Parasha.
A resposta é Avraham, a resposta é a hospitalidade.
Hospitalidade é propagar o amor ao invés de ser hostil.
Avraham sabia, praticava e ensinava isso.
Esta escrito no Cap 18:5, quando Avraham recebe forasteiros que nem sequer
sabia que eram anjos enviados pelo criador:
"...vê ekcha fat lechem...ve saadu libchem..."
"...trarei um pedaço de pão para vocês e sustentai vossos corações..."
O pão representa o alimento e a hospitalidade era o conforto para aquelas almas.
Para os habitantes de Sodoma não houve salvação. Nem mesmo a curiosa negociação entre Avraham e o Criador, na tentativa de salvar aquela gente, já cega pela riqueza e o egoísmo, deu resultado.
Acho que agora posso falar sobre akeidat Itzhak:
Avraham iluminado pelo amor à sua crença, à seu filho e à seus semelhantes, sabia que Itzhak não seria sacrificado e por isso diz aos seus servos no versículo 5 do Cap 22, antes de subir com seu filho no Har Hamoriah:
"...esperem aqui porque NÓS voltaremos..."
Avraham semeava o antídoto...Avraham conhecia o amor.

Shabat Shalom



PARASHÁ