MINI-GUIA
: PESSACH 5763/2003
Em Pessach, celebramos
a saída do povo judeu, sob a liderança de Moshê
Rabeinu, do Egito. Pela importância deste fato, a frase "Zechêr
Lissiat Miss-raim" (como um memória da saída do
Egito)ocorre frequentemente em nossa liturgia.
Pessach
este ano começa em 16/04
(Quarta-feira à noite) e
termina em 24/04 (Quinta-feira).
Os "Shabats" Especiais
Nas seis semanas, durante os meses de Adar e Nisan, que precedem a
festividade de Pessach, existem quatro Shabatot especiais que são
chamados cada um deles de : Shecalim,
Zachor, Parah e Hachodesh.
E o Shabat imediatamente anterior à Pessach é chamado
de Shabat Hagadol.
Os quatro primeiros Shabatot citados acima, são marcados por
leituras adicionais da Torah, e leituras especais de Haftarah.
Vejamos cada um deles.
Shabat Shecalim
Antigamente, cada jovem israelita, a partir dos vinte anos, contribuía
anualmente, com meio-shekel (moeda da época) para manutenção
do Templo Sagrado de Jerusalém.
Como esta contribuição tinha que ser feita antes do
primeiro dia do mês de Nisan, as pessoas eram lembradas deste
dever no primeiro dia do mês imediatamente anterior, ou seja,
mês de Adar.Como a maioria das pessoas vinham à sinagoga
no Shabat, ficou estabelecido que no Shabat imediatamente anterior
ao primeiro dia de Adar, a leitura da Torah incluiria a passagem descrevendo
a contribuição do meio-shekel. Daí chamado de
Shabat Shecalim..
Neste Shabat são retirados dois Sefarim. No primeiro é
lida a porção semanal, e no outro, é lida a porção
referente ao capítulo 30 versículos 11 ao 16, da Perashá
Ki-Tissá, do livro Exodus, que contem esta contribuição.
Se o dia primeiro de Adar ocorrer no Shabat, são retirados
três Sefarim. No primeiro, é lida a porção
da semana. No segundo, a porção de Rosh Chodesh, parashá
Pinchas, Cap. 29 Vers. 9 ao 15, do livro Números. E no terceiro,
a porção de Shabat Shecalim.
A Haftarah especial de Shabat Shecalim é Reis II, Cap. 12 Vers.
1 ao 17, que se encontra nas paginas 465 da Lei de Moisés,
edição antiga, ou 614, da edição nova.
Esta Haftarah é lida mesmo que o Shabat Shecalim coincida com
Rosh Chodesh.
Nos anos bissextos, o Shabat Shecalim é realizado no Shabat
antes de Adar II, ou no dia de Rosh Chodesh de Adar II, caso este
ocorra em Shabat.
Shabat Zachor
O Shabat que precede Purim é chamado de Shabat Zachor. Novamente
são retirados dois Sefarim. No primeiro, é lida a porção
semanal, e no segundo, a parashá Ki-Tetsê, Cap. 25 Vers.
17 ao 19, que fala da batalha contra Amalec. Como esta leitura começa
com a palavra Zachor (lembrança) , daí o nome deste
Shabath.
A Haftarah especial lida é Samuel I Cap. 15 Vers. 1 ao 34,
que fala da batalha contra os amalequitas, e que se encontra nas páginas
467 da Lei de Moisés, edição antiga, ou 615,
da edição nova.
Esta matéria está associada com Purim, porque a tradição
conta que Haman era um descendente dos amalequitas.
Shabat Parah
O terceiro dos Shabatot citados anterirormente, é o Shabat
Parah, onde é lembrado o sacrifício da vaca vermelha
(parah adumah). Ele deve sempre preceder o Shabat especial chamado
Shabat Hachodesh.
Se Rosh Chodesh Nisan cair num Shabat e, portanto, se tornar um Shabath
Hachodesh (veremos a seguir sobre o Shabat Hachodesh), então
o Shabat Parah passa a ser o último Shabath do mês de
Adar, mês este que precede o de Nisan.
Se Rosh Chodesh Nisan ocorrer num meio de semana, o Shabat Hachodesh
é celebrado no último Shabath do mês de Adar,
e Shabat Parah é celebrado no Shabat precedente.
São retirados, novamente, dois Sefarim. No primeiro é
lida a porção semanal, e no segundo Sefer, é
lida a parte que se encontra na parashá Chucat, Cap. 19 Vers.
1 ao 22.
A Haftarah especial lida é do livro de Ezequiel, Cap. 36 Vers.
16 ao 38, que trata da futura purificação de Israel,
e que se encontra nas páginas 469 da Lei de Moisés,
edição antiga, ou 616, da edição nova.
Shabat Hachodesh
O Shabat imediatamente antes do mês de Nisan, ou o primeiro
dia de Nisan, caso ele ocorra no dia de Shabat, é chamado de
Shabath Hachodesh.
Novamente, são retirados dois Sefarim. No primeiro é
lida a porção semanal, e no segundo, a parte referente
à Shabat Hachodesh, que se encontra no Cap. 12 Vers 1 ao 20,
da parashá Bo, do livro de Exodus, onde Deus fala a Moisés
e a Aarão sobre a obrigatoriedade de se comer pães ázimos
entre os dias 14 e 21 de Nisan.
Se Rosh Chodesh Nisan ocorrer num Shabath, são retirados três
Sefarim. No primeiro é lida a porção semanal.
No segundo, a porção de Rosh Chodesh, parashá
Pinchás, Cap. 28 Vers. 9 ao 15, do livro Números. E
no terceiro, a parte referente à Shabath Hachodesh.
A Haftarah especial lida é do livro de Ezequiel, Cap. 45 Vers.
16 ao Cap. 48 Vers. 18, que trata dos sacrifícios a serem trazidos
em primeiro de Nisan, Pessach e outras festividades num futuro Templo
Sagrado.
Esta leitura se encontra nas páginas 471 da Lei de Moisés,
edição antiga, ou 617, da edição nova.
Shabat Hagadol
Além dos quatro Shabatot já mencionados, o Shabath imediatamente
anterior à Pessach é chamado de Shabat Hagadol (Grande).
Ele recebeu este título de "grande", por causa da
importância da festa que se aproxima.
Não existem mudanças no serviço, nem na leitura
da Torah neste Shabath Hagadol, com exceção da Haftarah,
que é especial, do profeta Malaquias, Cap. 3 Vers. 4 ao 24,
e se encontra nas páginas 473 da Lei de Moisés, edição
antiga, ou 618, da edição nova.
Recitação
de Hetzi Kadish após leitura da Torah
Após a leitura da Torah, deve-se recitar o Hetzi Kadish.
Nos dias de semana (Não Shabat), é recitado logo após
a leitura da última aliá de Torah (após a terceira,
se for dia comum, ou da Quarta aliá, se for Rosh Chodesh ou
Chol Hamoed).
Nos dias de Shabat ou dias de Yom Tov (Hag), o Hetzi Kadish é
recitado após a última leitura de Torah que antecede
a leitura de Maftir/Haftarah.
Nos casos em que são retirados três Sefarim no Shabat,
o Hetzi Kadisha deve ser recitado conforme estabelecido no parágrafo
anterior, ou seja, ao término da leitura do segundo Sefer Torah.
Mês de Nisan
O mês de Nisan em si, por causa de Pessach, é uma ocasião
considerada festiva, onde Tahanun não é mencionado durante
todo o mês, e não se faz visitas ao cemitério.
Maot Hittin
Existe uma antiga tradição de se pedir donativos, antes
de Pessach, para serem usados como ajuda às pessoas necessitadas.
Apesar do ato de caridade ser uma Mitzvah que deve ser feita durante
todo o tempo, em Pessach, particularmente, ninguém deve estar
faminto, e todos, indistintamente,devem contribuir para proporcionar
aos pobres, um Pessach com fartura.
Eliminação
do Hametz
A Torah descreve a proibição de se comer hametz durante
todo o período de Pessach. A palavra "hametz" é
traduzida como "pão fermentado". Basicamente o hametz
se refere à comida preparada a partir de cinco espécies
de grâo: trigo, cevada, aveia, espelta (espécie de trigo)
e centeio. A estes, os rabinos askenazim adicionaram arroz, painço,
milho, e plantas leguminosas, como feijão e ervilha, pois podiam
ser confundidos com grãos.
A matzá comida durante os dias de Pessach, é uma massa
não fermentada, feita a partir de qualquer um dos cinco tipos
de grãos já relacionados. É costume, contudo,
fazer-se a matzá somente a partir da farinha de trigo. Naturalmente,
é essencial que não se permita que a farinha de trigo
possa fermentar. Para isso, o grão utilizado para a matsá
deve ser mantido perfeitamente seco.
A regra contra a fermentação se aplica não só
aos alimentos que serão consumidas durante o Pessach, mas também,
não ficar de posse de qualquer tipo de produto fermentado.
Por isso, antes da chegada do Pessach, todo produto fermentado deve
ser removido de sua residência.
Par satisfazer estes requisitos, deve-se fazer a busca de todo e qualquer
produto fermentado, fazer sua remoção ou queima, ou
ainda, sua venda.
Na noite anterior ao primeiro Seder de Pessach, após o pôr-do-sol,
quando a casa já foi completamente limpa, faz-se a busca pelo
hametz. Caso a noite do primeiro seder de Pessach ocorra num Sábado,
a busca do hametz é feita na Quinta-feira anterior.
Antes de se iniciar a busca, faz-se a berachá: "Baruch
atá Adonai Elocheinu melêch haolam ashêr kidishanu
bemizvotáv vessivanu al biur hametz".
Como a casa está limpa, as chances de se achar hametz são
muito remotas. Daí, para não se fazer uma "berachá
levatalah" (bênção em vão), costuma-se
colocar pedaços de pão onde eles possam ser facilmente
achados.
Após serem achados, o hametz é embrulhado e colocado
num local seguro para ser queimado na manhã seguinte. E faz-se
a seguinte oração;
"Kol hamirá vehamiá deicá birshuti delá
chamitê udlá viartê udlá iedá-na
lê libatêl velechevei refkêr keafrá dear-á".
Na manhã seguinte, após o chametz ser queimado, é
feita as seguinte oração:
"Kol hamirá vehamiá deicá birshuti dechazitê
udlá chazitê dechamitê udlá chamitê
deviartê udlá viar-tê libatêl velechevei
refkêr keafrá dear-á".
É bom lembrar que a hora limite para ingestão de hametz
é às 10 (dez) hora desta manhã, e a hora limite
para queima do hametz é de até 11 (onze) horas da manhã.
Casherização
de Utensílios
É costume que os utensílios normalmente utilizados durante
o ano sejam removidos e substituídos por utensílios
novos, ou pelos utensílios que são usados exclusivamente
para Pessach.
Atualmente, é costume que alguns utensílios e talheres,
usados durante o ano, sejam usados também para Pessach., desde
que eles passem pelo processo chamado de "casherização"
ou "hag'alah". De maneira geral, isto é feito banhando-os
em água em ebulição, ou que contenham água
em ebulição, ou ainda, expostos a altas temperaturas.
O processo de casherização só deve ser considerado
como realizado, se forem seguidas todas as normas exigidas para tal.
Alimentos não
ingeridos em Pessach
Durante os oito dias de Pessach não devem ser ingeridos "hametz",
ou seja, alimentos baseados nos cinco tipos de grãos referenciados,
e que tenham sofrido processo de fermentação, que como
vimos, ocorre ao entrarem em contacto com a água.Isto exclui
a umidificação com outros líquidos, tais como
sucos de frutas não diluídos. Daí, bolos feitos
com farinha "kasher-para-Pessach" e ovos, ou com sucos de
frutas não diluídos, podem ser ingeridos.
Existem várias espécies de produtos fermentados, sendo
os mais comuns, aqueles chamados de "hametz visíveis",
em que não existem dúvidas sobre a existência
daqueles grãos e que tiveram contacto com a água.
Os alimentos que não tenham sofrido processo de fermentação
em si, mas que tenham entrado em contacto com outras misturas ou mesmo
com "hametz visíveis", são considerados como
hametz.
Daí, muitas pessoas não consumirem alimentos enlatados,
engarrafados ou industrialmente processados, a não ser que
tenham uma inscrição informando "Kasher-para-Pessach",
como existem atualmente para vários produtos como bolos, sucos,
refrigerantes, etc.
As frutas frescas, verduras e ovos podem ser ingeridos, bem como,
carne e peixe de origem casher.
Acendimento das
velas na primeira e segunda noites de Pessach
Acende-se velas como nas noites de Kabalat Shabath e das demais festividades
judaicas, fazendo-se a berachá "le-hadlik ner shel yom
tov" se for dia da semana, ou "le-hadlik ner shel shabat
ve-shel yom tov" se for Shabath, seguida da berachá de
"Schecheihianu".
Nas duas últimas noites de Pessach, as velas são acesas,
mas não se recita a berachá de "Schecheihianu".
Contagem do ÔMER
Antigamente, o Ômer tinha um aspecto exclusivamente agricultural,
pois era uma medida da primeira colheita que era trazida ao Templo
de Jerusalém, mostrando gratitude à Hashem.
Após a destruição do Templo, foram buscados novos
significados para que se mantivesse esta prática relevante.
Um deles, seria de reforçarmos os reclamos sobre a Terra Sagrada
e trabalharmos para a reconstrução de Sion como um lar
para os exilados, e como um centro de vida espiritual para o povo
judeu.
Outro significado para o Ômer se encontra num Midrash, que conta
que o povo hebreu ao ser libertado do Egito, Hashem teria informado
que a Torah seria recebida 50 dias após esta libertação.
Isto fez com que se passase a contar cada dia . E que esta contagem
se tornaria uma prática para todas as gerações
subsequentes.
Atualmente, podemos dizer que a contagem do Ômer é uma
ponte entre Pessach e Shavuot, mostrando que não queremos apenas
liberdade da escravidão, mas, também, liberdade para
um propósito, isto é, receber a Lei no Monte Sinai e
praticá-la.
A contagem do Ômer, recitado após a berachá correspondente,
só é realizado após o pôr-do-sol, isto
é, no serviço de Maariv, normalmente antes do "Aleinu",
exceto nas noites de Sábados ou no fim de um dia festivo, quando
é recitado antes da Havdalá.
O Ômer é contado por 49 noites consecutivas, começando
na segunda noite de Pessach, e terminando na noite de véspera
de Shavuot.
No período do 1º. ao 32º dias de Ômer, período
em que faleceram 24 mil discípulos de Rabi Akiva, não
se realizam cerimônias de casamento nem de Bat/Batmitzvá.
No 33º. dia de Ômer, chamado de Lag-baomer, é um
dia festivo e não se diz Tahanum.
Liturgia na CJB
1)O sidur
utilizado para o 1º, 2º, 7º
e 8º dias, considerados como HAG
(Yom TOV), é o de Shabat.
Para os outros dias, chamados de Chol
Hamoed, utilizamos o do sidur diário (capa vermelha
ou cópia), sendo acrescentada a leitura de "Eloheinu..Yalê
Veiavo" na Amidá de Shacharit.
As Amidot referentes ao Shacharit
dos dias de HAG e de Mussaf
(todos os dias) são lidos das folhas avulsas.
No Mussaf do primeiro dia de Pessach começa-se a dizer "Morid
Hatal". E no primeiro dia de Chol Hamoed de Pessach, na oração
que se inicia com "Barech Aleinu", se passa a falar "Veten
Berachá".
2)O Hallel
é recitado TODOS os dias,
logo após a repetição da Amidá de Shacharit
A versão completa só
é recitada nos dois primeiros
dias.
3)Devem
ser distribuídos:
· Os sidurim
diários para leitura do Hallel.
· Os sidurim de Shabat,
só no Sábado e nos
dias de Hag.
· As folhas avulsas com a Amidá específica. Em
Chol Hamoed (não-Hag),
deixar aberta na página 674, para o Mussaf,
pois o Shacharit é o dos dias
da semana (sidur diário)
· As folhas do "IZCOR",
só no último dia de Pessach .
4)Nos dias
considerados HAG, ou seja, 1º, 2º, 7º e 8º são
lidas as Haftarot especiais correspondentes,
que são encontradas na página 613
da Lei de Moisés - Edição Nova.
5)TODOS
os dias de Pessach são retirados 2
(dois) Sefarim. Nos dias de Chol Hamoed (não-Hag) são
chamados 3 (três) OLIM para
o primeiro Sefer e um 4º OLIM
para o segundo Sefer, recitando-se o Hetzi Kadish após a leitura
da quarta aliá.
No dias de Hag (Yom Tov), caso seja dia de semana, são chamados
6 (seis) olim, sendo o último olim, o Maftir. Em caso de Shabat,
são chamados, como de costume, 8 (oito) olim, sendo o último,
o Maftir.
O Hetzi Kadish é recitado ao término da leitura imediatamente
anterior à aliá de Maftir.
6)Uso de Tefilin
Nos dias considerados HAG, ou seja, 1º, 2º, 7º e 8º
, não se coloca Tefilin.Nos dias de Chol-Hamoed
durante a semana (3º. ao 6º. dias), o costume askenazi é
de se colocar Tefilin, retirando-o antes de
começar o Hallel.
O costume sefaradi é de não colocar Tefilin durante
o Pessach, mesmo em Chol-Hamoed, dispensa esta já autorizada
pelo Rabino.
7)Durante todo o período
de Omer, que inicia na Segunda noite de Pessach e vai até a
noite anterior à de Shavuot, é feita a Berachá
de Ômer, durante todos os dias, só
à noite, normalmente antes do Aleinu.
8)Ao final do serviço de
cada dia, deixam-se arrumados os conjuntos a serem utilizados no dia
seguinte.
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