MINI-GUIA DE ROSH CHODESH

Rosh Chodesh é o início de um novo mês no calendário judaico. Dependendo do mes, Rosh Chodesh pode ser comemorado em um ou dois dias.

Na época dos nossos antepassados, os dias de Rosh Chodesh eram dias solenes, com sacrifícios especiais e toques de instrumentos musicais no Santuário.

Atualmente, as observâncias associadas com o Rosh Chodesh, são mais litúrgicas, não existindo nenhuma restrição ao trabalho.

Quando o calendário judaico foi regularizado e sistematizado por Hillel II no ano 360 da era comum, tornou-se costume anunciar a chegada de Rosh Chodesh, após a leitura doa Torah, no Shabat imediatamente anterior ao Rosh Chodesh, Shabat este conhecido como Shabat Mevarekhim.

E as orações que fazem este anúncio, ditas com os congregantes em pé, são chamadas de Birkat Hachodesh, e se encontram na pág. 96 do livro de Shabat.

Ao pronunciar "Rosh Chodesh Yhi-iê Be-iom", o oficiante segura a Torá e anuncia o(s) dia(s) da semana que será(o) comemorado(s) Rosh Chodesh.

 

ROSH CHODESH EM DIAS DA SEMANA

Durante a Amidá de Maariv, é recitada, após a décima-sétima bênção (Ressê), a oração "Eloheinu Velohê Oreinu Yalê Ve-iavô ..." com a indicação específica do dia, no caso, Rosh Chodesh. Esta oração é repetida em cada Amidá de Rosh Chodesh, exceto na de Musaf.

Durante o Shaharit, logo após o término da repetição da Amidá, é recitada a Berachá e o Hallel (não completo) , que se encontra na pág. 43 do livro diário. Após o Hallel, se recita "Yehaleluha.." e o Kadish completo (Titkabel), que conclui a oração de Shaharit, e que se encontram na pág. 51. Caso não exista serviço de Mussaf a seguir, como nos dias comuns de Hanucá, é recitado o meio-kadish, em vez do kadish completo.

Após o Hallel, retira-se a Torah, e quatro pessoas são chamadas para se ler, do livro Números, Parashá Pinchas, Capítulo 28, os Versículos 1 ao 15, que se encontram na pág. 79 do livro diário ou na pág. 285 do Livro Lei de Moisés, Edição Antiga, ou pág. 476, da Edição Nova.

Na 1ª. Aliá, lê-se dos versículos 1 ao 3. Na 2ª. Aliá, repete-se o versículo 3 até o versículo 5. Na 3ª. Aliá, lê-se do versículo 6 ao 10. E na 4ª. Aliá, lê-se do versículo 11 ao 15. Após a 4ª. Aliá, é dito Kadish Katan (meio-Kadish).

Nos dias de semana não se lê Haftará. Faz-se Hagbaá e retorna-se a Torah à Arca, com a reza Iehalelú.

Lê-se Ashrei (pág. 55 do livro diário), não se diz o Salmo 20 (Lamnasseia), e lê-se Uvá Le-ssion.

Algumas comunidades, como a sefaradita, costumam retornar a Torah à Arca, após o Uvá Lession.

Costuma-se retirar o Tefilin, antes de se iniciar o Mussaf , já que esta parte é como um dia festivo, onde o Tefilin não é usado. Recita-se o Kadish Katan (meio-Kadish) e faz-se o serviço de Mussaf , que se encontra na pág. 65 do livro diário. Após a leitura da Amidá de Mussaf, recita-se o Kadish completo (Titkabel).

Lê-se Aleinu (pág. 61 do livro diário), Kadish Yatom (dos enlutados), Salmo do Dia (pág. 63 ou 64) e Salmo 104 - Barechi Nafshi, que se encontra na contra-capa do livro diário ou pág. 172 do Artscroll, e termina-se com o Kadish de Yatom (enlutados).

 

ROSH CHODESH E SHABAT

Quando Rosh Chodesh ocorrer em dia de Shabat, a reza de Shabat é feita normalmete, havendo as seguintes variações:

Na Amidá de Shararit, acrescenta-se a oração "Eloheinu Velohê Oreinu Yalê Ve-iavô ...", que se encontra na pág. 80 do livro de Shabat. Logo após o término da repetição da Amidá, é recitada a Berachá e o Hallel (não completo), que se encontra na pág. 43 do livro diário.Após o Hallel, se recita "Yehaleluha Adonai.....", "Ki lechá..." que se encontram na pág. 51 do livro diário, e o Kadish completo (Titkabel), que conclui a oração de Shaharit,

São retiradas duas Torah da Arca. Na primeira, lê-se a Parashá da semana. Na Segunda, lê-se , como Maftir, os versículos de 9 a 15, do Capítulo 28 do livro Números, Parashá Pinchas, que se encontram na pág. 285 do Livro Lei de Moisés, Edição Antiga ou pág. 476, da Edição Nova.

A Haftará é especial, de Isaias Cap. 66 Vers. 1 ao 24, que se encontra na pág. 459 da Lei de Moisés, Edição Antiga, ou pág. 613, da Edição Nova.

Na Amidá do Mussaf, a oração de "Ticanta Shabat" é substituída por "Atá Yassarta..", que se encontra na pág. 106 do livro de Shabat. Continua na pág. 108 com "Uvyiom Ha-shabat...", "Uvrashê Chodashim ...", "Ismehú Ve-malchutecha..", o segundo "Eloheinu Velohê Oreinu..." (de Rosh Chodesh), e o resto normal de Shabat.

Quando o 1º. Dia de Rosh Chodesh ocorrer num Domingo, o Shabat anterior é chamado de Mahar Chodesh (véspera de Rosh Chodesh). E neste Shabat de Mahar Chodesh, a Haftará que deve ser lida é a especial de Samuel Cap. 20 Vers. 18 ao 42, que se encontra na pág. 461 da Lei de Moisés, Ed. Antiga, ou pág. 614, da Edição Nova.

 

ROSH CHODESH E HANUCÁ

O sexto dia de Hanucá é sempre Rosh Chodesh, e eventualmente, o sétimo dia também. Se isto ocorrer em dias da semana, são retiradas duas Torot ("Torahs") da Arca.

A parte referente à Rosh Chodesh, Parashá Pinchas, Cap. 28 Vers. 1 ao 15, é lida na Primeira Torah, com 3 Aliot. A 1ª. Alia, é lido do Vers. 1 ao 5. A 2ª. Aliá, do Vers. 6 ao 10. E a 3ª. Aliá do Vers. 11 ao 15.

Na Segunda Torah, é lida a 4ª. Aliá referente à Hanucá. Se for 6º dia , lê-se da Parashá Nassó, Números, Cap. 7 do Vers. 42 ao 47, que se encontra na pág. 245 do Livro Lei de Moisés Ed. Antiga, ou pág. 406, da Edição Nova.

Se for 7º. Dia de Hanucá e Rosh Chodesh, lê-se da Parashá Nassó, Números, Cap. 7 do Vers. 48 ao 53, que se encontra na pág. 246 do Livro Lei de Moisés Ed. Antiga, ou pág. 406, da Edição Nova.

Não esquecer de acrescentar, nas Amidás, as partes referentes, tanto à Rosh Chodesh, quanto à Hanuca (Al Hanissim e Bimei Matit-iahu), além do Halell completo logo após a repetição da Amidá do Shaharit.

 

ROSH CHODESH E HANUCÁ E SHABAT

Se o sexto dia de Hanucá, que é Rosh Chodesh, ocorrer em Shabat, são retiradas 3 Torot ("Torahs") da arca.

A parte referente à Parashá da semana é lida, da primeira à sexta Aliá, na 1ª. Torah. Pelo ciclo trienal, esta sexta Aliá vai englobar a 6ª e a 7ª leituras desta Parashá da semana.

Na 2ª. Torah, é feita a leitura da sétima Aliá, referente à parte de Rosh Chodesh, da Parashá Pinchas, Números, Cap. 28, do versículo 9 ao 15, que se encontra na pág. 285 do Livro Lei de Moisés, Edição Antiga, ou pág. 476, da Edição Nova.
Na terceira Torah é lido Maftir, referente ao sexto dia de Hanucá, da Parashá Nassó, Números, Cap. 7 do Vers. 42 ao 47, que se encontra na pág. 245 do Livro Lei de Moisés Edição Antiga, ou pág. 406, da Edição Nova.

A Haftará é a especial de Hanucá , que se encontra na pág. 152 da Lei de Moisés, Ed. Nova.

Não esquecer de acrescentar, nas Amidás, as partes referentes, tanto à Rosh Chodesh, quanto à Hanuca (Al Hanissim e Bimei Matit-iahu), além do Halell completo logo após a repetição da Amidá do Shaharit.

 

ROSH CHODESH E SHABAT SHEKALIM

Neste caso, são retiradas 3 Torot ("Torahs") da Arca.

A parte referente à Parashá da semana é lida, da primeira à sexta Aliá, na 1ª. Torah. Pelo ciclo trienal, esta Sexta Aliá vai englobar a 6ª e a 7ª leituras desta Parashá da semana.

Na 2ª. Torah, é feita a leitura da sétima Aliá, referente à parte de Rosh Chodesh, da Parashá Pinchas, Números, Cap. 28, do versículo 9 ao 15, que se encontra na pág. 285 do Livro Lei de Moisés, Edição Antiga, ou pág. 476, da Edição Nova.

Na terceita Torah é lida, como Maftir, a parte referente à Shabat Shekalim, na Parashá Ki-Tissá, Exodus, Cap. 30 Vers. 11 ao 16, que se encontra na Pag. 153 da Lei de Moisés, Ed.. Antiga, ou pág. 255 da Ed. Nova.

A Haftará é a especial de Shabat Shekalim, que se encontra na pág. 614 da Lei de Moisés, Ed. Nova.

Não esquecer de acrescentar, nas Amidás, as partes referentes à Rosh Chodesh, além do Halell não completo logo após a repetição da Amidá do Shaharit.

 

ROSH CHODESH E SHABAT HAHODESH

Neste caso, são retiradas 3 Torot ("Torahs") da Arca.

A parte referente à Parashá da semana é lida, da primeira à sexta Aliá, na 1ª. Torah. Pelo ciclo trienal, esta Sexta Aliá vai englobar a 6ª e a 7ª leituras desta Parashá da semana.

Na 2ª. Torah, é feita a leitura da sétima Aliá, referente à parte de Rosh Chodesh, da Parashá Pinchas, Números, Cap. 28, do versículo 9 ao 15, que se encontra na pág. 285 do Livro Lei de Moisés, Edição Antiga, ou pág. 476, da Edição Nova.

Na terceita Torah é lida, como Maftir, a parte referente à Shabat Hahodesh, na Parashá Bo, Exodus, Cap. 12 Vers. 1 ao 20, que se encontra na Pag. 120 da Lei de Moisés, Ed.. Antiga, ou pág. 184, da Ed. Nova.

A Haftará é a especial de Shabat Hahodesh, Ezequiel Cap. 45 Vers. 16 aos Cap. 46 vers. 18, que se encontra na pág. 617 da Lei de Moisés, Ed. Nova.

Não esquecer de acrescentar, nas Amidás, as partes referentes à Rosh Chodesh, além do Halell não completo logo após a repetição da Amidá do Shaharit.

Observação:

É interessante notar que em, todos os casos acima, quando Rosh Chodesh coincide com Shabat e existe algum outro evento marcante como Hanucá ou um Shabat Especial, a leitura na Torah referente à porção Rosh Chodesh, precede à leitura do evento marcante que também será lido na Tora. E que este evento marcante, lido normalmente em Maftir, é quem vai definir a leitura da Haftará.

 

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